Santararém

Santararém
Portas do Sol, Jardim das portas do sol

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Centro Histórico

   O centro Histórico de Santarém é a área mais antiga e característica da cidade. Engloba cerca de 1,5 Km2, abrangendo uma zona que vai desde os bairros ribeirinhos de Alfange e Ribeira ao planalto; de S. bento ao antigo hospital, do Jardim das Portas do Sol, passando pela zona do cemitério dos Capuchos, ao edifício do Seminário e Mercado Municipal.
  Possui cerca de 25 edifícios classificados de várias épocas, engloba 4 freguesias representando uma população estimada em 7.500 habitantes.
  O Centro Histórico de Santarém junta os atributos duma malha urbana de característica medieval com alguns edifícios de arquitectura civil e religiosa (principalmente de estilo gótico), testemunhos visíveis da grandeza e importância que a cidade possuiu ao longo da sua história, vestígios de épocas passadas ainda em grande parte por desvendar.
  Recentemente, por influência de diversos vectores, como a cultura e o turismo, assistiu-se a um movimento de reconhecimento do importante património histórico da cidade.
  O centro histórico de Santarém assim como outros, infelizmente, por causa das leis do arrendamento urbano, encontra-se abandonado e despovoado.
As baixas rendam praticadas e a perda de poder de compra por parte dos senhorios, fizeram com que a cidade perdesse muitos dos seus prédios classificados como património histórico.
  Hoje a cidade velha necessita urgentemente de um grande investimento para que possa ressuscitar e cativar moradores e estudantes.
  As casas existentes não oferecem condições de habitabilidade e os senhorios na sua maior parte, não tem condições financeiras para executar as obras necessárias, assim vai se perdendo os marcos da história de Santarém.

Sem comentários:

Enviar um comentário